0188

<

>



BARBOZA, L. B. Horta [1872-1939]
  • A pacificação dos Gaingangs paulistas. Habitos, Costumes e Instituições desses Indios. Conferencia realizada no Salão Biblioteca Nacional em 19 de Novembro de 1913. 49 pp. in-8º. - Reimpresso como parte da Publicação n.88 do Conselho Nacional de Proteção aos Índios, Rio de Janeiro 1947, pp.3 e 33-72, com acréscimo de 21 pranchas fora do texto.

A grafia "Gaingangs" no título é êrro tipográfico, pois êste nome começa com C cada vez que aparece no texto do presente folhêto ("Caingangs").

Depois de referir-se ligeiramente aos Guarani paulistas aldeados em Araribá pelo Serviço de Proteção aos Índios, e de dar por menores sôbre a pacificação dos Kaingang do oeste de São Paulo, realizada pelo mesmo Serviço, o autor trata de tantos aspectos da cultura dêstes últimos que seu opúsculo se torna uma das mais interessantes contribuições ao estudo dos índios modernos daquele Estado. É verdade que tais contribuições são muito escassas, consistindo, essencialmente, em ligeiras notas.

Os Kaingang paulistas pacificados pelo abnegado Luiz Bueno Horta Barboza foram visitados e descritos, posteriormente, por H. H. Manizer, Geraldo H. de Paula Souza, Alipio Bandeira e Marcelo Piza.

(p. 121)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.