Sobre o autor:
"Com êsse documento, o autor inaugurou, de maneira mais brilhante, a Etnografia do Brasil. Admirável é a sua capacidade de observação e não menos louvável a sua objetividade na descrição dos fatos. O encanto de seu estilo não pode ser superado. Os dados referem-se aos índios brasileiros encontrados pela armada de Pedro Álvares Cabral, tornando provável terem sido Tupi êsses índios." (Herbert Baldus, 1954)
- Camargo, Ana Maria de Almeida. 1966. O descobrimento do Brasil através dos textos: edições críticas e comentadas. Revista de História. São Paulo, v. 32, n. 66, p. 495–529, 1966.
- Pereira, Sílvio Batista. 1964. Vocabulário da carta de Pero Vaz de Caminha. Dicionário da Língua Portuguesa : Textos e Vocabulários, 3. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, Ministério da Educação e Cultura.
- Valente, José Augusto Vaz. 1975. A carta de Pero Vaz de Caminha : Estudo crítico, paleográfico-diplomático. [Dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de História da FFCLH-USP]. Revista do Museu Paulista, Série de História, v. 3. São Paulo: Museu Paulista.