Sobre o autor:
- Negrão, Francisco. Genealogia Paranaense:
Padre Francisco das Chagas Lima, nascido no anno de 1757, em Curityba, onde foi Vigario, desde Julho de 1784 até Setembro de 1795. Era presbitero secular. Em 1800, o Governo de São Paulo o encarregou de catechisar e aldear o gentio, que andava errante pelos sertões de Mantiqueira, divisa de sua capitania. Nessa missão prestou relevantes serviços, como tambem em uma epidemia que reinou no Rio Parnahyba. Foi o fundador da Aldeia de São João de Queluz, de cuja igreja foi o administrador das obras. Em Maio de 1804 era vigario de Guaratinguetá. Em 1809 foi provido no posto de primeiro Capellão da expedição á Guarapuava e Vigario collado da freguezia de Nossa Senhora do Belem de Guarapuava, com a missão de catechisar o gentio de Atalaia. [leia mais]
- Pontarolo, Luizangela Padilha. 2012. Francisco das Chagas Lima: a atuação de um padre secular no povoamento dos campos de Guarapuava (1808-1828). Dissertação de Mestrado em História. Universidade Federal do Paraná.
- Ribeiro, Eduardo R. 2009. O Catecismo Purí do Pe. Francisco das Chagas Lima. Cadernos de Etnolingüística, vol. 1, n.1.
- Takatuzi, Tatiana. 2005. Águas batismais e santos óleos: uma trajetória histórica do aldeamento de Atalaia. Dissertação de mestrado, Unicamp:
Francisco das Chagas Lima foi o precursor da catequese indígena no aldeamento de Atalaia. Natural da Vila de Curitiba e procedente de uma família de homens ligados ao clérigo (dois irmãos seus também abraçaram o sacerdócio) foi habilitado Presbítero secular em 1780 no Bispado de São Paulo. Este sacerdote do hábito de São Pedro foi por quatro anos o vigário na Aldeia de São João Queluz (sertões da Serra da Mantiqueira), onde administrou a catequese aos índios Puri. Antes desse período, fora coadjutor e vigário colado na Vila de Curitiba por 15 anos e na Capela de N. S. da Aparecida (distrito de Guaratinguetá) por quatro anos. [leia mais]
Obras disponíveis:
Links externos:
- Francisco das Chagas Lima, artigo da Wikipédia em português